domingo, 22 de janeiro de 2017

Um case hipertensivo

Um case hipertensivo

A incompatibilidade de conhecimentos e a incompatibilidade de aparelhos circulatórios e respiratórios. As sensações organolépticas diferentes.
PDF 818


A incompatibilidade (diferença) de conhecimentos já é o suficiente para uma incompatibilidade entre indivíduos. Somando-se a diferença de aparelhos respiratórios, as diferenças podem aumentar, como sentir um cheiro, que não incomoda o outro pela não evolução do seu aparelho respiratório e olfatório. A insensibilidade de uma organolepsia até pode evoluir uma outra, para reduzir problemas de sua interação com o meio.


A vida, os indivíduos e o planeta são evolutivos. Ainda que se acredite unicamente no criacionismo, a vida é evolutiva, tem suas parcelas de evolucionismo. O desejo do crente, e do cristão, é chegar junto a Deus por meio de uma evolução na Terra. Darwin estabeleceu uma teoria, ainda que possa não ser completa, a evolução das espécies, sob o ponto de vista da biologia. O homem acadêmico e civilizado, ainda não teve tempo e histórico anotado, para observar e analisar sua própria evolução, ao longo de um tempo.


O ser humano evolui à medida que avança para uma idade. Pode ter sua aparência alterada, sua pele e aparência sofrem ações do tempo, mas aumentam seus conhecimentos. Um conhecimento não explícito, arquivado em algum lugar do cérebro, supostamente. Aumentam as proporções visíveis, como o crescimento e o aumento do corpo; aumenta o seu conhecimento dos conteúdos que podem ser oferecidos em uma escola ou mesmo em livros;  e aumenta o conhecimento do que acontece à sua volta. E de um mesmo modo pode apurar e aumentar suas sensibilidades organolépticas. O tamanho de uma pessoa (corpo), já criam situações diferentes, pelo volume e superfície da pele, que alguns autores consideram como um órgão. Capacidade torácica e pulmonar. Há diversos dispositivos sob a derme e epiderme, que detectam as condições do ambiente.


E aquele que por alguma razão foi acometido de alergias e hipersensibilidade gustativas e olfativas, durante a vida, pode ter a evolução das suas sensibilidades organolépticas comprometidas ao longo do tempo de vida. Como alguém que por uma boa parte da vida não sentiu gosto ou cheiro, a medida que recupera as possibilidades de sentir gostos ou cheiros, pode muito bem não ter suas células sensitivas chegarem a sensibilidade que poderiam ter chegado, em um determinado momento da vida, cumprindo uma missão evolutiva. Estaria com o organismo defasado em relação a idade cronológica.


Por falta de conhecimentos, digamos de uma fisiologia do corpo humano, as pessoas com limitações de cheiros e aromas, além de uma incompatibilidade de conhecimento, podem ter uma incompatibilidade de sensações gustativas e olfativas, com um outro elemento (um ser) que teve suas sensações mais apuradas e um conhecimento aumentado. Pode ter usado maiores oportunidades de sentir gostos e cheiros. É a evolução da espécie. A interminável evolução daquele  que entendemos até o momento, como ser humano.


A culinária de cada região é produto do sociedade ali estabelecida, E a gastronomia é o resultado de um conhecimento, com um somatório de técnicas e temperos; de gostos e cheiros. A gastronomia  seria então o top do conhecimento. Sendo necessário ao bom gastrônomo conhecer, alimentos tempos e safras; técnicas e temperos; modos digestivos e critérios de degustação. Cheiros e gostos apreciados e incomodativos.


O criacionismo começa com a possibilidade de comer todos os frutos de um jardim, exceto um um fruto localizado no meio do citado jardim. E se Adão e Eva participavam de uma aula de anatomia, o fruto no centro, entre duas árvores, seria o coração, localizado entre as árvores pulmonares. E ali seria o principal local de algum conhecimento, que não deveria ser conhecido. Sob a ótica dos orientais temos os chakras. E o cardíaco é um dos principais, sem menosprezar os outros. É o chakra da frente, em contado direto com o do outro.


Pois bem, voltemos ao CASE. A fumaça provinda de um cano de descarga pode influenciar ou não em pessoas diferentes. O que pode ser incomodativo para um, pode não ser incomodativo para outro, com sensibilidades comprometidas, uma observação a partir da química e do comportamento dos gases, na física do ambiente; como uma varanda ou garagem e um fluxo de movimentação de ar e de ventos. O gestos de um motorista que posiciona erroneamente o escapamento, de um automóvel, pode incomodar a um e não incomodar a outro, um olhar de sensibilidade e de comportamento. Uns podem se incomodar com o gesto do motorista, enquanto outros podem deixar o gesto passar como não percebido, tentativa de não se incomodar, através de uma submissão de gestos e comportamentos. E até criticar o outro que sentiu-se incomodado atribuindo-lhe uma falha de comportamento. Afirmando que é um sujeito muito crítico, não consegue viver em sociedade. Enxergar e criticar o que não deveria ser criticado e enxergado. E chegamos a fisiologia.


A fisiologia corporal ensina a interrelação dos aparelhos circulatório e respiratório. Trabalham em cooperação simultânea. A falta de oxigênio acelera o ritmo respiratório, com a necessidade de ar, exigindo um trabalho intenso dos pulmões, que por sua vez altera o ritmo cardíaco, aumentando a pressão arterial. A atividade intensa no coração e nas artérias e veias; aumentando o fluxo sanguíneo de ida e de volta.  Uma pressão arterial aumentada, sem a necessidade de usar aparelhos e manômetros, para ser detectada e confirmada. Muitos podem conhecer seu organismo e conseguir detectar um aumento de P.A. E com a auto detecção procurar revertê-la.

22/01/2017


quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Traços do Imperador em NRM


Antoninus_Pius_Glyptothek_Munich_337_Detail.jpgTraços do Imperador em NRM
O perfil profissiográfico de um imperador
PDF 815


NRM tem atividades profissionais no ramo da psicologia.  Com um aprofundamento na questão comportamental. Tudo que um gesto de comportamento pode denunciar sobre os arquétipos ocultos das pessoas. Assuntos que estão implícitos na principal obra bibliográfica do Imperador. Comportamentos de análises e meditações, sobre um indivíduo a ser analisado. E tudo tem dois lados, uma visão dialética.


Os arquétipos comportamentais podem ter uma origem na sociedade e na família; na humanidade e nos grupos. Se faz necessário uma grande anamnese do cliente/paciente, influenciado e influenciador de um grupo. A sociedade tanto molda as pessoas, como as pessoas podem moldar uma sociedade. Da ação física à ação intelectual. As ruas com pedras, cimento e asfalto, tendem a modificar e unificar o comportamento das pessoas, mas existem os rebeldes que não respeitam as normas e convenções impressas nas arquiteturas das ruas. Uma arquitetura impressa e explicita para a perfeita convivência de todos.


A principal obra bibliográfica de Marco Aurélio tem como título: Meditações. E Marco Aurélio, o Imperador é considerado como um grande filósofo. Meditações já foi por um tempo um livro de leitura obrigatória, fazendo parte de diversas coleções em algumas editoras. E hoje anda um tanto esquecido. Mas pode ser lembrado e estudado por um grupo de filósofos, e até estudantes de filosofia, dando continuidade e construção a uma nova sociedade; a fortificação no ponto mais alto das antigas cidades gregas.


Uma nova sociedade de pensadores. Lembrando que o pensar não deve ser efetuado apenas em lugares fechados, deve ser levado para casa e praticado nas ruas. As ruas possuem uma linguagem e uma filosofia, com símbolos universais. Caso contrário estarão repetindo o mito da caverna de Platão, com imagens projetadas na parede, através de um data show, imaginando o que acontece do lado de fora da sala de aula, a atual caverna da escola de filosofia. E uma infinidade de escolas com equipamentos tecnológicos, mostrando imagens em telas ou paredes, em lugares escuros. De Platão a George Orwell, em 1984. A sala de aula, onde um tem o poder da espada (Rei Arthur). O poder do controle remoto que muda as imagens; o poder da intensidade da luz e do ar condicionado. Enquanto todos permanecem sentados, com olhos e ouvidos atentos, tal como um exército enfileirado lembrando o conhecimento e a filosofia de Sun Tsu, ou até de Maquiavel, com a arte da guerra e seus soldados, atentos as ordens dadas..


Marco Aurélio viveu em Roma em uma época posterior a Cristo. Surgiu de uma família com muitas posses e grande influência política. Vinha de uma linhagem de políticos em Roma. E quando se tornou órfão, foi protegido e cuidado pelo Imperador Adriano. No ano 161 com a morte de seu pai adotivo,  Marco Aurélio se torna imperador aos 39 anos. Em meio a tantos problemas e muitas responsabilidades durante o período de seu Império: com guerras, catástrofes e ameaças de poder, Marco Aurélio escreve Meditações.


Meditações parte de um estoicismo (a felicidade e a coragem), um sistema filosófico originado no Médio Oriente, criado muito antes da aparição de Cristo, fundado por Zenão, na atual Chipre. Uma filosofia que Marco Aurélio acreditava. Com a introdução do estoicismo em Roma, ele sofreu algumas mudanças e interferências, onde o conhecimento era dividido em três grandes ramos: a Lógica, a Física e a Ética. Ramos ligados ao comportamento de uma pessoa: atos lógicos, posturas físicas e comportamentos éticos..


Outro ponto percebido é de que Marco Aurélio usou a escrita como um exercício, um modo de escrever e um modo de filosofar, já que seus textos não possuem títulos. E nas edições encontradas, os textos estão classificados e separados como livros numerados. Uma obra que não estava destinada a uma publicação, poderia ser apenas um exercício de pensamento. Não há uma preocupação do texto ser uma transmissão de ideias ou conhecimentos. Pode haver divergências de linhas de pensamentos, fugindo a um cientificismo.


Os escritos de Meditações. Um comportamento impresso para a psicologia meditar e analisar. Traçar um perfil profissiográfico de um imperador. Um gênio que pode ser reprovado, pelo que deixou escrito, sem uma concordância de pensamentos, em prol de um louvor de um idiota a ser contratado.


*crédito da imagem:



Traços do Imperador em NRM
O perfil profissiográfico de um imperador
PDF 815


Texto em:
http://montekkurama.blogspot.com.br/2017/01/tracos-do-imperador-em-nrm.html



por
Roberto Cardoso (Maracajá)
RM & KRM


Entre Natal/RN e Parnamirim/RN
Em 18/01/2017