quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Traços do Imperador em NRM


Antoninus_Pius_Glyptothek_Munich_337_Detail.jpgTraços do Imperador em NRM
O perfil profissiográfico de um imperador
PDF 815


NRM tem atividades profissionais no ramo da psicologia.  Com um aprofundamento na questão comportamental. Tudo que um gesto de comportamento pode denunciar sobre os arquétipos ocultos das pessoas. Assuntos que estão implícitos na principal obra bibliográfica do Imperador. Comportamentos de análises e meditações, sobre um indivíduo a ser analisado. E tudo tem dois lados, uma visão dialética.


Os arquétipos comportamentais podem ter uma origem na sociedade e na família; na humanidade e nos grupos. Se faz necessário uma grande anamnese do cliente/paciente, influenciado e influenciador de um grupo. A sociedade tanto molda as pessoas, como as pessoas podem moldar uma sociedade. Da ação física à ação intelectual. As ruas com pedras, cimento e asfalto, tendem a modificar e unificar o comportamento das pessoas, mas existem os rebeldes que não respeitam as normas e convenções impressas nas arquiteturas das ruas. Uma arquitetura impressa e explicita para a perfeita convivência de todos.


A principal obra bibliográfica de Marco Aurélio tem como título: Meditações. E Marco Aurélio, o Imperador é considerado como um grande filósofo. Meditações já foi por um tempo um livro de leitura obrigatória, fazendo parte de diversas coleções em algumas editoras. E hoje anda um tanto esquecido. Mas pode ser lembrado e estudado por um grupo de filósofos, e até estudantes de filosofia, dando continuidade e construção a uma nova sociedade; a fortificação no ponto mais alto das antigas cidades gregas.


Uma nova sociedade de pensadores. Lembrando que o pensar não deve ser efetuado apenas em lugares fechados, deve ser levado para casa e praticado nas ruas. As ruas possuem uma linguagem e uma filosofia, com símbolos universais. Caso contrário estarão repetindo o mito da caverna de Platão, com imagens projetadas na parede, através de um data show, imaginando o que acontece do lado de fora da sala de aula, a atual caverna da escola de filosofia. E uma infinidade de escolas com equipamentos tecnológicos, mostrando imagens em telas ou paredes, em lugares escuros. De Platão a George Orwell, em 1984. A sala de aula, onde um tem o poder da espada (Rei Arthur). O poder do controle remoto que muda as imagens; o poder da intensidade da luz e do ar condicionado. Enquanto todos permanecem sentados, com olhos e ouvidos atentos, tal como um exército enfileirado lembrando o conhecimento e a filosofia de Sun Tsu, ou até de Maquiavel, com a arte da guerra e seus soldados, atentos as ordens dadas..


Marco Aurélio viveu em Roma em uma época posterior a Cristo. Surgiu de uma família com muitas posses e grande influência política. Vinha de uma linhagem de políticos em Roma. E quando se tornou órfão, foi protegido e cuidado pelo Imperador Adriano. No ano 161 com a morte de seu pai adotivo,  Marco Aurélio se torna imperador aos 39 anos. Em meio a tantos problemas e muitas responsabilidades durante o período de seu Império: com guerras, catástrofes e ameaças de poder, Marco Aurélio escreve Meditações.


Meditações parte de um estoicismo (a felicidade e a coragem), um sistema filosófico originado no Médio Oriente, criado muito antes da aparição de Cristo, fundado por Zenão, na atual Chipre. Uma filosofia que Marco Aurélio acreditava. Com a introdução do estoicismo em Roma, ele sofreu algumas mudanças e interferências, onde o conhecimento era dividido em três grandes ramos: a Lógica, a Física e a Ética. Ramos ligados ao comportamento de uma pessoa: atos lógicos, posturas físicas e comportamentos éticos..


Outro ponto percebido é de que Marco Aurélio usou a escrita como um exercício, um modo de escrever e um modo de filosofar, já que seus textos não possuem títulos. E nas edições encontradas, os textos estão classificados e separados como livros numerados. Uma obra que não estava destinada a uma publicação, poderia ser apenas um exercício de pensamento. Não há uma preocupação do texto ser uma transmissão de ideias ou conhecimentos. Pode haver divergências de linhas de pensamentos, fugindo a um cientificismo.


Os escritos de Meditações. Um comportamento impresso para a psicologia meditar e analisar. Traçar um perfil profissiográfico de um imperador. Um gênio que pode ser reprovado, pelo que deixou escrito, sem uma concordância de pensamentos, em prol de um louvor de um idiota a ser contratado.


*crédito da imagem:



Traços do Imperador em NRM
O perfil profissiográfico de um imperador
PDF 815


Texto em:
http://montekkurama.blogspot.com.br/2017/01/tracos-do-imperador-em-nrm.html



por
Roberto Cardoso (Maracajá)
RM & KRM


Entre Natal/RN e Parnamirim/RN
Em 18/01/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário